segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

os animais do mar










Atualmente, oceanos e mares cobrem a maior parte da superfície da Terra e abrigam uma imensa variedade de espécies animais e vegetais. Golfinhos e baleias exploram as águas mais profundas. Nas águas rasas e quentes dos recifes de coral vivem seres como o peixe-anjo e o peixe-borboleta. A maioria das plantas e animais marinhos prefere ficar perto da superfície, onde a luz solar favorece a multiplicação de plantas microscópicas que estão na base de uma complexa cadeia alimentar.
Peixe Lança Equetus acuminatus
Nos oceanos, a luta pela sobrevivência é feroz: os animais menores servem de comida para os maiores. Predadores como os tubarões ocupam o topo da cadeia. Os seres que vivem em mar aberto costumam ter corpo alongado, o que os ajuda a escapar de predadores e a capturar com mais eficiência suas próprias presas.
Há nos mares peixes de todas as formas e tamanhos, bem como moluscos e mamíferos. Diversas espécies de aves alimentam-se na superfície.
Garoupa - Epinephelus gigas
A sardinha do Pacífico é da mesma espécie do arenque e da anchova. Come exclusivamente plâncton, mas serve de alimento para inúmeros animais maiores, como outros peixes e focas.
As profundezas dos mares e dos oceanos constituem um dos maiores e mais desolados habitats do planeta. A partir de 1.000 m de profundidade não existem mais plantas, porque não há luz solar suficiente. Nessa vasta escuridão, vivem inúmeras criaturas extraordinárias, que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo.
Peixe Papagaio ou BodiãoSparisoma abildgaardi
Os peixes abissais (oriundos de grandes profundezas marinhas) alimentam-se principalmente de restos de animais ou de plantas que afundam. Alguns têm uma boca enorme, com dentes longos e curvados, para prender e engolir qualquer coisa que passe por perto. Seus estômagos podem dilatar-se, abrigando presas às vezes maiores do que o próprio corpo. Possuem grandes olhos para poderem captar o mínimo de luz existente no local.
As profundezas do mar não enfrentam grande risco de poluição ou de desaparecimento.
Alguns moradores do mar e suas curiosidades
Baleias e GolfinhosAs baleias já nadavam nos oceanos da Terra cerca 10 milhões de anos antes do aparecimento do ser humano. Elas estão entre os maiores, mais dóceis e mais inteligentes animais do planeta. Baleias e golfinhos compõem um fascinante grupo de mamíferos. Eles tem sangue quente mas, ao contrário das focas, não são cobertos de pêlo; mantém a temperatura graças a uma espessa camada de gordura que existe sob a pele. Existem dois grupos principais: o grupo dos odontocetos inclui botos, golfinhos, toninhas e as baleias orca e cachalote. O grupo dos misticetos inclui as baleias verdadeiras, ou baleias de barbatanas, como a jubarte, a baleia branca, baleia azul entre outras.
Como respiram o ar da atmosfera, baleias e golfinhos precisam vir à superfície de tempos em tempos. As baleias foram muito caçadas pelo ser humano e algumas espécies já desapareceram; 21 espécies encontram-se hoje em risco de extinção. Há proibições internacionais à caça desses animais, mas alguns países não as obedecem.
De todos os animais do planeta, a baleia Rorqual só perde em tamanho para a Baleia Azul. Esse gigantesco animal - chega a 25 m de comprimento e 73 toneladas de peso - pode ser encontrado dos pólos aos trópicos. Alimenta-se de krill, minúsculos camarões que filtra da água.
Estrela do Mar - EquinodermoCelernia sp.
Estrela-do-mar e Ouriço-do-marNo leito marinho, vivem diversos seres recobertos de espinhos: a esse grupo de animais pertencem as estrelas-do-mar e os ouriços-do-mar. com diâmetro que varia de 8cm a 1m; as estrelas têm o corpo central, do qual se irradiam vários braços (em geral 5). Um ouriço assemelha-se a uma estrela cujos braços se dobraram para cima e se juntaram, resultando numa forma arredondada. Eles possuem um esqueleto externo rígido coberto por espinhos compridos. Já as estrelas têm, normalmente, espinhos curtos, como bolotas sobre a pele. Os ouriços alimentam-se de plantas e animais menores, que encontram nas rochas e no fundo do mar. As estrelas comem corais e mariscos. Ambos se movem com auxílio de tubos presentes no interior do corpo, que bombeiam água para dentro e para fora de centenas de músculos "dos pés". A pressão da água contrai e estica os pés, permitindo a movimentação do animal.
Polvo - MoluscoOctopus vulgaris
Polvos e LulasAs lulas e os polvos sempre fascinaram o homem. Eles parecem ameaçadores monstros marinhos, com seus tentáculos poderosos de formato estranho. Na verdade, essas criaturas marinhas são espertas e superativas, as maiores e mais inteligentes entre os invertebrados. Possuem visão aguçada, cérebro grande e reações rápidas. Polvos e lulas pertencem ao grande grupo dos moluscos, assim como caramujos e mariscos. Ao contrário destes, porém, não têm conchas externas. As lulas e as sibas apresentam apenas uma pequena concha interna, delgada ou oval. O número de tentáculos varia: no polvo há oito tentáculos cobertos com ventosas, que o animal usa para se movimentar sobre as pedras e para capturar alimentos. A lula conta com 10 tentáculos: 8 pequenos e 2 mais longos. Os menores são empregados para nadar e os maiores para segurar as presas.
Peixe Frade ou Parú Pomacanthus paru
PeixesOs peixes habitam os oceanos acerca de 500 milhões de anos, porém os primeiros peixes eram muito diferentes do que conhecemos hoje; eles não tinham escamas, nadadeiras ou maxilares - embora já apresentassem colunas. Existem cerca de 20.000 espécies de peixes. Elas variam muito, especialmente em tamanho: o gobídeo-anão filipino, por exemplo, tem em média 8 milímetros, já o tubarão-baleia atinge 15 metros.
Os peixes vivem em água doce ou salgada, nas profundezas do mar ou próximo à superfície, sozinhos ou em cardumes. Seus corpos, independentemente da forma, são bem adaptados para a vida na água. Uma cobertura de escamas e muco protege os peixes de parasitas, além de ajudá-los a "deslizar’’ na água. Em geral, os peixes deslocam-se "desenhando" com o corpo o "s". Para isso, movimentam com destreza natural suas caudas e nadadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário