segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

os animais raros





OS ANIMAIS MAIS RAROS E EXÓTICOS DO MUNDO
AddWordWrap("slideText0", 30);

Slide 2
O lagarto voador assim chamado pelo rufo que sai do seu pescoço e que prolonga os seus saltos e também o ajuda a manter a temperatura corporal. Frill-necked Lizard
AddWordWrap("slideText1", 30);

Slide 3
Tarsier São pequenos primatas que possuem grandes olhos que os ajudam a desenvolver as suas normais atividades noturnas e que recebem este nome pelo alongado osso tarso no pé. Podem ser encontrados nas florestas do Brunei, da Indonésia e da Malásia.
AddWordWrap("slideText2", 30);

Slide 4
Aye Aye É um primata nativo, ameaçado de extinção, de Madagascar. Noturno e arborícola, possui pêlo negro e um dos seus dedos é bem maior que os outros. Ele usa-o para conseguir caçar larvas nos buracos das árvores. Os seus olhos são grandes e possui uma boa visão noturna.
AddWordWrap("slideText3", 30);

Slide 5
Proboscis Monkey Este singular macaco habita nos mangues e o seu nome popular deriva do facto dos machos possuírem um nariz longo e flexível, que se crê ter importância na escolha da e pela parceira sexual. Este macaco só existe na ilha de Bornéu.
AddWordWrap("slideText4", 30);

Slide 6
Axolotl Esta é a classe mais conhecida das salamandras mexicanas. É uma espécie de anfíbio caudado e são muito usadas como animais de estimação nos EUA, Inglaterra e Japão.
AddWordWrap("slideText5", 30);

Slide 7
Pink Fairy Armadillo Pertence à familia do Tatu. É o menor animal da sua raça e pode ser encontrado nos pastos secos de toda a área central da Argentina.
AddWordWrap("slideText6", 30);

Slide 8
Uakari Naturais do Novo Mundo, estes primatas são calvos e têm uma cara muito peculiar. São animais realmente feios.
AddWordWrap("slideText7", 30);

Slide 9
Star-nosed Mole É uma pequena toupeira que pode ser encontrada tanto no Canadá como nos EUA.
AddWordWrap("slideText8", 30);

Slide 10
Blobfish É um peixe que habita nas águas profundas nas costas da Austrália e da Tasmânia. Devido à inacessibilidade do seu hábitat, raramente é visto pelos seres humanos. Estes peixes podem ser encontrados em profundidades onde a pressão é dezenas de vezes superior à verificada ao nível do mar.
AddWordWrap("slideText9", 30);

Slide 11
Musica- Maré Serenun – Musica de Esfera Imagens e texto colhidos na internet Montagem – Josiane Szargiki
AddWordWrap("slideText10", 30);




os animais do mar










Atualmente, oceanos e mares cobrem a maior parte da superfície da Terra e abrigam uma imensa variedade de espécies animais e vegetais. Golfinhos e baleias exploram as águas mais profundas. Nas águas rasas e quentes dos recifes de coral vivem seres como o peixe-anjo e o peixe-borboleta. A maioria das plantas e animais marinhos prefere ficar perto da superfície, onde a luz solar favorece a multiplicação de plantas microscópicas que estão na base de uma complexa cadeia alimentar.
Peixe Lança Equetus acuminatus
Nos oceanos, a luta pela sobrevivência é feroz: os animais menores servem de comida para os maiores. Predadores como os tubarões ocupam o topo da cadeia. Os seres que vivem em mar aberto costumam ter corpo alongado, o que os ajuda a escapar de predadores e a capturar com mais eficiência suas próprias presas.
Há nos mares peixes de todas as formas e tamanhos, bem como moluscos e mamíferos. Diversas espécies de aves alimentam-se na superfície.
Garoupa - Epinephelus gigas
A sardinha do Pacífico é da mesma espécie do arenque e da anchova. Come exclusivamente plâncton, mas serve de alimento para inúmeros animais maiores, como outros peixes e focas.
As profundezas dos mares e dos oceanos constituem um dos maiores e mais desolados habitats do planeta. A partir de 1.000 m de profundidade não existem mais plantas, porque não há luz solar suficiente. Nessa vasta escuridão, vivem inúmeras criaturas extraordinárias, que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo.
Peixe Papagaio ou BodiãoSparisoma abildgaardi
Os peixes abissais (oriundos de grandes profundezas marinhas) alimentam-se principalmente de restos de animais ou de plantas que afundam. Alguns têm uma boca enorme, com dentes longos e curvados, para prender e engolir qualquer coisa que passe por perto. Seus estômagos podem dilatar-se, abrigando presas às vezes maiores do que o próprio corpo. Possuem grandes olhos para poderem captar o mínimo de luz existente no local.
As profundezas do mar não enfrentam grande risco de poluição ou de desaparecimento.
Alguns moradores do mar e suas curiosidades
Baleias e GolfinhosAs baleias já nadavam nos oceanos da Terra cerca 10 milhões de anos antes do aparecimento do ser humano. Elas estão entre os maiores, mais dóceis e mais inteligentes animais do planeta. Baleias e golfinhos compõem um fascinante grupo de mamíferos. Eles tem sangue quente mas, ao contrário das focas, não são cobertos de pêlo; mantém a temperatura graças a uma espessa camada de gordura que existe sob a pele. Existem dois grupos principais: o grupo dos odontocetos inclui botos, golfinhos, toninhas e as baleias orca e cachalote. O grupo dos misticetos inclui as baleias verdadeiras, ou baleias de barbatanas, como a jubarte, a baleia branca, baleia azul entre outras.
Como respiram o ar da atmosfera, baleias e golfinhos precisam vir à superfície de tempos em tempos. As baleias foram muito caçadas pelo ser humano e algumas espécies já desapareceram; 21 espécies encontram-se hoje em risco de extinção. Há proibições internacionais à caça desses animais, mas alguns países não as obedecem.
De todos os animais do planeta, a baleia Rorqual só perde em tamanho para a Baleia Azul. Esse gigantesco animal - chega a 25 m de comprimento e 73 toneladas de peso - pode ser encontrado dos pólos aos trópicos. Alimenta-se de krill, minúsculos camarões que filtra da água.
Estrela do Mar - EquinodermoCelernia sp.
Estrela-do-mar e Ouriço-do-marNo leito marinho, vivem diversos seres recobertos de espinhos: a esse grupo de animais pertencem as estrelas-do-mar e os ouriços-do-mar. com diâmetro que varia de 8cm a 1m; as estrelas têm o corpo central, do qual se irradiam vários braços (em geral 5). Um ouriço assemelha-se a uma estrela cujos braços se dobraram para cima e se juntaram, resultando numa forma arredondada. Eles possuem um esqueleto externo rígido coberto por espinhos compridos. Já as estrelas têm, normalmente, espinhos curtos, como bolotas sobre a pele. Os ouriços alimentam-se de plantas e animais menores, que encontram nas rochas e no fundo do mar. As estrelas comem corais e mariscos. Ambos se movem com auxílio de tubos presentes no interior do corpo, que bombeiam água para dentro e para fora de centenas de músculos "dos pés". A pressão da água contrai e estica os pés, permitindo a movimentação do animal.
Polvo - MoluscoOctopus vulgaris
Polvos e LulasAs lulas e os polvos sempre fascinaram o homem. Eles parecem ameaçadores monstros marinhos, com seus tentáculos poderosos de formato estranho. Na verdade, essas criaturas marinhas são espertas e superativas, as maiores e mais inteligentes entre os invertebrados. Possuem visão aguçada, cérebro grande e reações rápidas. Polvos e lulas pertencem ao grande grupo dos moluscos, assim como caramujos e mariscos. Ao contrário destes, porém, não têm conchas externas. As lulas e as sibas apresentam apenas uma pequena concha interna, delgada ou oval. O número de tentáculos varia: no polvo há oito tentáculos cobertos com ventosas, que o animal usa para se movimentar sobre as pedras e para capturar alimentos. A lula conta com 10 tentáculos: 8 pequenos e 2 mais longos. Os menores são empregados para nadar e os maiores para segurar as presas.
Peixe Frade ou Parú Pomacanthus paru
PeixesOs peixes habitam os oceanos acerca de 500 milhões de anos, porém os primeiros peixes eram muito diferentes do que conhecemos hoje; eles não tinham escamas, nadadeiras ou maxilares - embora já apresentassem colunas. Existem cerca de 20.000 espécies de peixes. Elas variam muito, especialmente em tamanho: o gobídeo-anão filipino, por exemplo, tem em média 8 milímetros, já o tubarão-baleia atinge 15 metros.
Os peixes vivem em água doce ou salgada, nas profundezas do mar ou próximo à superfície, sozinhos ou em cardumes. Seus corpos, independentemente da forma, são bem adaptados para a vida na água. Uma cobertura de escamas e muco protege os peixes de parasitas, além de ajudá-los a "deslizar’’ na água. Em geral, os peixes deslocam-se "desenhando" com o corpo o "s". Para isso, movimentam com destreza natural suas caudas e nadadeiras.

os pinguins




Os primeiros europeus que viram pinguins, pensaram que estes eram peixes com pernas. Na realidade, são aves marinhas muito especializadas, cujas asas não servem para voar, mas sim para nadar. Habitam as zonas polares, formando colónias. Comem peixe e os seus olhos estão adaptados para ver debaixo da água salgada. As penas e a gordura sub-cutânea ptotegem-no da água, do frio e do vento.
As penas proporcionam às aves o isolamento térmico de que necessitam para manter uma temperatura de corpo elevada. Para nenhuma outra ave esse facto é mais importante que para os pinguins. Tendo abandonado o voo em favor da deslocação a nado, as suas penas ficam assim reduzidas à função única de isolador térmico, cobrindo uniformemente o corpo em vez de crescerem em zonas bem delimitadas, como na maioria das outras aves. São, além disso, finas e curtas, formando, juntas, uma cobertura densa totalmente impermeável à àgua, muito semelhante à pelagem dos mamíferos. Por este motivo, os pinguins conseguem viver nas regiões mais frias da Terra. Vivem de 30 a 35 anos.
Ao mesmo tempo que proclamam a sua espécie, as aves precisam de dar a conhecer o seu sexo. O pinguim macho tem um jeito particularmente encantador de descobrir o que lhe interessa saber sobre os seus companheiros uniformizados. Apanhando um seixo com o bico, ele dirige-se a um outro que esteja parado sozinho e deposita-o solenemente no solo defronte. Se receber uma bicada raivosa e observar um movimento agressivo, percebe que cometeu um erro terrível: trata-se de um outro macho! Se o presente é recebido com total indiferença, ele encontrou uma fêmea ainda não preparada para o acasalamento ou já comprometida com outro macho. Apanha então o presente rejeitado e continua a sua busca. Mas se a estranha aceita a oferta efectuando uma profunda reverência, ele encontrou a sua companheira. Faz outra reverência em resposta e o par estica o pescoço e celebra a união com um côro nupcial



os golfinhos







O golfinho é um mamífero aquático altamente inteligente, a quem foi atribuído o salvamento de muitos náufragos no meio de destroços, sempre foi tido como um dos melhores amigos do Homem no oceano. O maior dos golfinhos de focinho deve o seu nome ao seu bico comprido, a fazer lembrar o gargalo de uma garrafa.
Pensa-se que os golfinho nariz de garrafa são muito inteligentes e vivem em grupos sociais. Comunicam uns com os outros utilizando silvos distintos, clique e linguagem corporal.
BI
Ordem: Cetacea Família: Delfins Género : Tursiops Espécie: Tursiops Trucatus Estado: Comum Unidade social: Variável Comprimento: 1,9m-4m Peso: 500 kg Maturidade Sexual: Fêmea: 5-12 anos; Macho: 9-13 anos Época de acasalamento: Março e Abril Período de Gestação: 12 meses Número de crias: 1 Intervalo de procriação: 2-3 anos Dieta: Variada gama de peixes e mariscos Longevidade: 12-40 anos, podendo atingir os 50 anos
Esta espécie pode ser especialmente encontrada nas águas temperadas e tropicais do Atlântico e nos mares adjacentes, preferindo as zonas costeiras rasas e quentes.
Também é possível encontrá-los perto do Havaí e da Florida.
O acasalamento
A principal época de acasalamento é entre Março e Abril. Os golfinhos juntam-se nesta altura, por um breve espaço de tempo, em que o macho demonstra preferência pela companhia de um determinada fêmea. A corte pode ser feita de forma violenta, com muitas cabeçadas pelo meio.
As crias nascem no pico do Verão em águas europeias e entre Fevereiro e Maio na Flórida. A ligação entre a mãe e a cria é tão forte que já se testemunhou mães a trazerem crias mortas á superfície, como que a querer ajudá-las a respirar. A mãe e a cria permanecem juntas até esta Ter quatro ou cinco anos de idade.
Excelente pescador
Quando estão em liberdade os golfinhos alimentam-se de 8 a 10 kg de lulas, camarão, enguias e outros peixes, por dia. Caçam frequentemente em grupo, encurralando pequenos peixes e capturando os que saem do cardume; em algumas águas, seguem os barcos de pesca para se banquetearem com as sobras. As técnicas de caça dependem muito da localização. Na Carolina do Sul, EUA, por exemplo, os golfinhos seguem o peixe até à costa e empurram-no até à praia, capturando-o No entanto, no Golfo do México, já foram avistados golfinhos que jogam as suas presas ao ar com os lobos das caudas, para as atordoarem, e depois capturam-nas à superfície. Alguns pesquisadores acreditam que estes conseguem atordoar as suas presas emitindo altos ruídos.
Acrobata dos mares
Os golfinhos nariz de garrafa viajam em grupos familiares de um a dez indivíduos, em regiões costeiras, e por vezes até 25 em mar alto, apesar de já se terem registado grupos de 500 elementos. Dentro destes grupos, é vulgar passarem o tempo com os seus companheiros favoritos. As fêmeas e as crias pequenas andam normalmente juntas, tal como os machos. É possível avistar o golfinho nariz de borracha a acompanhar a onda de proa dos navios e fazer piruetas, podendo sair vários metros para fora de água. Dormem cerca de oito horas por dia e nadam a uma velocidade de cerca de 20 km por hora, podendo mergulhar até 20 minutos e a uma profundidade de 300 m. Os machos lutam ferozmente pelas fêmeas durante a época da reprodução. Um golfinho nariz de garrafa faz uma pirueta para respirar e também, para comunicar com os seus parceiros.
Em vias de extinção
Apesar de ainda existirem num número alargado, os golfinhos nariz de garrafa têm sido virtualmente erradicados de alguns lugares. São caçados
pela sua carne ou outros produtos me todo o Mundo. No Pacífico, é vulgar afogarem-se em redes de pesca ao atum, apesar de já serem utilizadas redes “amigas” dos golfinhos.
Recentemente, tem havido preocupação sobre o ruído marinho provocado pelo Homem, tal como o sonar dos navios, que interfere com a capacidade de baleias e golfinhos em alimentarem-se, orientarem-se e comunicarem. As provas mostram que o sistema de detecção de submarinos militares, em que é utilizado um sonar activo de baixa frequência, enche os mares de ruído que ameaça a sobrevivência dos golfinhos e baleias, destruindo-lhes a audição ou causando-lhes hemorragias nos pulmões e ouvidos.





as focas






Pertence à ordem dos Carnívoros, à família dos Pinípedes e alimenta-se com peixes e invertrebados marinhos. Habita preferencialmente nas costas arenosas e de águas pouco profundas, sendo originária da Ásia Central. As focas estão muitíssimo bem adaptadas à vida marinha, com as suas pequenas caudas e nadadeiras anteriores e também ouvidos externos. Chega a medir dois metros de comprimento e a pesar mais de cem quilos. Têm os filhos em terra, apenas um de cada vez. O tempo médio de vida varia entre os 25 e os 35 anos, chegando mesmo a atingir 40 anos.A foca branca é muito caçada devido ao valor da pele, empregue no fabrico de casacos e outros adornos.
A foca é um mamífero pinípede, que sofreu modificações consideráveis para se adaptar à vida aquática. Os ossos dos membros tornaram-se muito reduzidos, de modo que apenas as patas sobressaem do corpo. Uma membrana liga os dedos, como numa barbatana. As narinas no alto da cabeça, permitindo que o animal respire estando a maior parte do corpo imerso, mantêm-se quase sempre fechadas, mas são providas de músculos especiais que as abrem quando o animal quer respirar. A superfície frontal dos olhos é plana, a forma mais adequada para debaixo de água produzir imagens bem focadas. Para conservarem o calor do corpo passaram a apresentar, sobre a pele, uma espessa camada de gordura. Apresentam ainda outras modificações que lhes permitem mergulhar e suster a respiração por longos períodos. O volume de sangue do seu corpo é, proporcionalmente ao tamanho, muito superior ao de qualquer mamífero terrestre e, por esse motivo, conseguem armazenar grandes quantidades de oxigénio. Além disso, quando mergulham, contraem alguns vasos sanguíneos mais importantes para que a circulação do sangue arterial fique consideravelmente limitada ao coração e ao cérebro. Simultaneamente, as pulsações descem de 100 por minuto para aproximadamente 10. Assim, o animal consegue manter oxigenados os orgãos principais. em prejuízo do resto do corpo.Para dar à luz têm que se dirigir às praias, aonde não só estão expostas aos ataques dos animais terrestres, como não encontram ali o alimento apropriado. Por isso é de toda a conveniência para a foca fêmea que as crias se desenvolvam em pouco tempo e se tornem independentes o mais rapidamente possível. O leite da foca é extraordinariamente rico - contendo 50% de gordura - e a cria aumenta de peso à razão de cerca de um quilo por dia. Como durante o período de amamentação a mãe não se alimenta, o que se verifica na realidade é que ela converte a própria gordura em leite, transferindo-a para a cria. Alguns dias após o nascimento, a fêmea acasala de novo. Porém, como o período de gestação é bastante inferior a um ano, o óvulo fecundado, ou ovo, mantém-se em princípio sem se desenvolver, sendo a implantação na parede do útero retardada por vários meses. Quando finalmente se dá a implantação, o ovo inicia o desenvolvimento e assim a cria nascerá na época de reprodução seguinte, um ano depois.O grupo das focas, que abrange mais de duas dúzias de espécies todas desprovidas de orelhas, terá evoluído de antepassados semelhantes a lontras. Os membros das focas quase lhe não são de qualquer utilidade em terra. Os anteriores são tão curtos que o apoio que proporcionam é muito reduzido, e os posteriores, como não podem ser virados para a frente, de nada lhes servem. Com efeito, fora de água, as suas patas posteriores mantêm-se geralmente com as plantas unidas, tomando o aspecto de uma cauda.A foca serve-se das barbatanas anteriores quase exclusivamente para manobrar e das posteriores para a propulsão, usando uma técnica na deslocação muito semelhante à dos peixes. A maioria das focas, quando em terra, desloca-se por ondulações no corpo. Porém, a foca caranguejeira vive sobre gelo flutuante tão escorregadio que tem de mover-se sinuosamente, à maneira das serpentes. As focas são mais abundantes nas águas polares, aonde há enormes concentrações de peixe. Existem no entanto espécies que vivem em águas mais temperadas. As focas do gérero Monachus encontram-se na Madeira e costa da Mauritânia, e possivelmente ainda no Mediterrâneo e na zona das ilhas Havaí. Algumas espécies são de pequenas dimensões - a foca do lago Baical, a única que vive exclusivamente em água doce, mede apenas um metro e meio, mas todos os grupos incluem uma espécie de grandes dimensões. O elefante marinho, a maior espécie do grupo das focas, atinge seis metros de comprimento e cerca de três toneladas de peso.
A FOCA CINZENTAA foca cinzenta,espalhada por todo o litoral do norte da Europa e da América, é menos caçada do que as outras espécies, por duas razões: ela é menos sociável que outras espécies e nunca forma colónias grandes nas praias. Além disso, os filhotes já nascem com o pelo de adultos, de um cinza vivo e com manchas escuras, ao contrário do belo pelo branco, que é o orgulho (e o infortúnio) das outras. A primeira muda de pêlo da foca cinzenta ocorre no próprio ventre materno. A foca cinzenta passa a maior parte do tempo nas águas árticas, e vem a terra apenas para dar à luz e para se aquecer ao sol. Dorme na superfície da água, acasala-se nela e só tem que mergulhar para conseguir comida, que consiste em peixes e caranguejos. O seu corpo em forma de torpedo é perfeitamente adaptado para nadar, desde as pernas que se transformaram em nadadeiras, até à cabeça redonda, desprovida de orelhas. As narinas fecham-se quando ela mergulha. Como as outras, a foca cinzenta é protegida do frio por uma camada de gordura, e por um aparelho circulatório especial.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

o desporto

O desporto é importante porque:
faz bem;
abatemos quilos;
emagrecemos;

A muitos desportos como:
Futebol;
Andebol;
Ténis;
Surf;
Natação;
Hóquei;
Boxe;
Golf;
Atlétismo;


Este são os vários desportos...

as comunicações




As comunicações são por:
telemoveis
computadores
fumo
sinais
mensagens
luzes...

o fundo do mar




Os animais do mar tem escamas(peixe,baleia...)
Os aniamis do mar que são perigosos(tubarão,baleia...)
Os animais do mar sao os que tem mais posibilidades de morrer são(peixe,cavalo-marinho...)

Os animais aquáticos





Os animais aquático, são animais que estão presos no jardim zoológico.
Os animais aquáticos, estão bem no mar é o sitio onde elas são si própria.
Os animais estão a sentir falta do seu lar!!!!!!!!!!!!!!
Os animais aquáticos são fofos!!!!!!!!!!!!!
Os animais aquáticos são aniamis que estão a desaparecer

Os animais emvias de estinção






Nós temos que ajudar os animais que estão a desaparece;podem ajudar como:
Arranjar um sitio para viver;
Arranjar alimento para os animais;
Arranjar um dono para o animail etc...